"Não foi feito para diversão": Nikita Buyanov diz que Escape from Tarkov busca satisfação através do sofrimento
- Kodda

- 28 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Enquanto a maioria dos desenvolvedores projeta jogos para relaxar o usuário, Nikita Buyanov, o líder da Battlestate Games, segue o caminho oposto. Em entrevista à Insider Gaming, o criador de Escape from Tarkov reforçou a filosofia brutal por trás do pioneiro dos extraction shooters: o jogo não foi feito para ser "divertido" no sentido tradicional, mas sim para ser uma experiência implacável.

"As pessoas realmente querem jogar algo intelectualmente desafiador, complexo, brutal e impiedoso... Algo que realmente abale suas emoções, não um jogo pelo simples prazer", explicou Buyanov. Para ele, o núcleo do sucesso de Tarkov não é o entretenimento, mas a satisfação que vem após superar um ambiente hostil onde uma única bala perdida pode apagar horas de progresso.
Buyanov comparou a experiência a uma aposta emocional de alto risco: "Você tem a chance do sucesso ou da decepção. Não existe uma terceira opção. É uma experiência contraditória: ou você consegue tudo, ou fica sem nada". Após o lançamento oficial da versão 1.0 em novembro, a Battlestate agora foca em levar essa mesma "filosofia do sofrimento" para os consoles, sem qualquer tipo de facilitação para os novos jogadores.




Comentários