top of page

Avowed e The Outer Worlds 2 decepcionam em vendas, mas Obsidian segue prestigiada na Microsoft

  • Foto do escritor: Kodda
    Kodda
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura

O ano de 2025 foi um dos mais produtivos e, ao mesmo tempo, desafiadores para a Obsidian Entertainment. Com três lançamentos de peso (Avowed, The Outer Worlds 2 e Grounded 2), o estúdio viveu uma montanha-russa de resultados. Em entrevista à Bloomberg, o chefe do estúdio, Feargus Urquhart, admitiu que Avowed e The Outer Worlds 2 não atingiram as metas comerciais esperadas pela Microsoft.


Grounded 2
The Outer Worlds 2

O grande e inesperado vencedor do ano foi Grounded 2. O simulador de sobrevivência, que custou menos e levou menos tempo para ser produzido do que os outros dois projetos, tornou-se um sucesso absoluto de público e crítica.



Para comparação, tanto Avowed quanto a sequência de The Outer Worlds consumiram mais de seis anos de desenvolvimento cada.


Apesar do desempenho abaixo do esperado em vendas, a Obsidian não corre risco de fechamento. Segundo Urquhart, a Microsoft avalia seus estúdios além da lucratividade imediata de 30%, enxergando a Obsidian como uma peça fundamental para fortalecer a diversidade do portfólio do Xbox e do Game Pass.


The Outer Worlds 2

No entanto, o ritmo frenético de 2025 foi criticado internamente. O diretor de design Josh Sawyer afirmou que lançar três jogos em um único ano é um sinal de erro no planejamento, e não de eficiência. Para o futuro, o estúdio foca em conteúdos adicionais para seus títulos atuais e garante que, embora The Outer Worlds 3 não esteja nos planos, o universo de Pillars of Eternity (onde se passa Avowed) continuará recebendo novos jogos.

Comentários


bottom of page